Secretaria de Estado do Turismo

Santa Catarina fortalece laços com TAP e expande o conhecimento sobre enoturismo em Portugal

Fotos: Rafaela Patrícia

O Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, juntamente com a Secretária Adjunta do Turismo, Catiane Seif, o secretário de Portos e Aeroportos, Beto Martins, e uma comitiva catarinense reuniu-se, nesta quarta-feira, 10 de julho, na sede da TAP Air Portugal com o CEO Luís Rodrigues e sua equipe para discutir o voo inaugural da nova rota Florianópolis — Lisboa.

A reunião teve como objetivo principal fortalecer os laços entre Santa Catarina e a TAP Air Portugal, além de garantir o sucesso e a continuidade da nova rota. “O voo direto entre Florianópolis e Lisboa é uma grande conquista para Santa Catarina. Ele representa uma nova porta de entrada para o turismo e negócios, potencializando o desenvolvimento econômico e cultural do nosso estado”, destacou o governador Jorginho Mello.

Além de discutirem a operação do voo inaugural, que está previsto para o próximo mês, os representantes catarinenses e a equipe da TAP Air Portugal celebraram um marco importante: mais de 19 mil passagens já foram vendidas para os próximos três meses. Este número expressivo demonstra o forte interesse e a demanda por essa conexão direta entre as duas cidades.

“Estamos muito animados com essa nova rota, que certamente trará ainda mais visitantes europeus para desfrutar das belezas e atrações de Santa Catarina. Esta parceria reforça nosso compromisso de promover o estado como um destino de excelência”, afirmou Catiane Seif, secretária adjunta do Turismo.

Luís Rodrigues, CEO da TAP Air Portugal, também comentou sobre a parceria: “A TAP está empenhada em ampliar suas operações no Brasil, e Florianópolis é um destino estratégico. Estamos confiantes de que esta nova rota será um sucesso, proporcionando mais conforto e conveniência aos nossos passageiros.”

O Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, foi recentemente eleito o melhor aeroporto do Brasil pela quarta vez consecutiva, reforçando a infraestrutura de alta qualidade e a capacidade de receber um crescente número de turistas e negócios. Assim, a  nova rota promete facilitar o fluxo de turistas europeus para as belas atrações de Santa Catarina, ao mesmo tempo em que oferece aos catarinenses uma conexão direta com a Europa, promovendo ainda mais o intercâmbio cultural e econômico.

Compreendendo vindimas e o potencial do enoturismo

Além da visita à companhia aérea, a Secretária Adjunta completou seu dia em Portugal com uma série de compromissos voltados para compreender melhor o funcionamento das vinícolas mais tradicionais do país, como Bacalhôa e José Maria da Fonseca. Dessa forma, a Secretária teve a oportunidade de explorar como as práticas tradicionais e inovadoras se mesclam para produzir vinhos de excelência. “Entender o ciclo produtivo e as técnicas utilizadas por estas vinícolas nos oferece uma perspectiva valiosa para aprimorar nossa própria produção em Santa Catarina”, comenta Catiane. A diferença nos períodos de vindima entre Portugal e Santa Catarina abre oportunidades únicas para o turismo de vinho, permitindo que os amantes da bebida possam desfrutar das colheitas em ambas as regiões em diferentes épocas do ano.

Após as visitas às vinícolas, Catiane Seif reuniu-se com a jornalista e enóloga Maria José, que escreve uma coluna sobre enoturismo para a revista de bordo da TAP Airlines. O encontro focou em discutir possíveis parcerias e intercâmbios entre Portugal e Santa Catarina, visando promover o enoturismo e fortalecer os laços entre as duas regiões. Maria José, uma entusiasta do turismo de vinho, mostrou grande interesse em divulgar as potencialidades de Santa Catarina para o público europeu.

“O intercâmbio de conhecimentos e a promoção conjunta são fundamentais para posicionar Santa Catarina como um destino de enoturismo de renome internacional. Nossos vinhos são únicos e carregam a identidade e a história de nossa região”, destacou Catiane Seif.

O enoturismo é uma atividade que não só promove os vinhos locais, mas também impulsiona a economia regional através do turismo, atraindo visitantes interessados em vivenciar a cultura e as tradições vitivinícolas. Santa Catarina, com suas belas paisagens e vinhos de qualidade reconhecida, tem um enorme potencial para se destacar ainda mais nesse segmento.