Santa Catarina finaliza participação na BTL Lisboa e fortalece parcerias com Portugal
Foto: Divulgação/Setur
Durante os cinco dias da renomada Bolsa de Turismo de Lisboa 2024 (BTL – 2024), em Lisboa, Portugal, o estado de Santa Catarina marcou presença de forma marcante, consolidando sua posição como um destino turístico de destaque. A participação catarinense foi coordenada pela Secretaria de Estado do Turismo, representada pela Secretária Adjunta Catiane Seif, juntamente com uma comitiva de empresários, atrativos turísticos e parlamentares do Estado.
Empreendedores de SC se apresentam em evento para investidores na Embaixada do Brasil em Lisboa
Nos dois primeiros dias da feira, os co-expositores e toda a comitiva receberam o público B2B (business-to-business) e realizaram diversas reuniões estratégicas com operadoras turísticas, companhias aéreas, empresários estrangeiros entre outros, e concederam entrevistas à imprensa. Esse período foi crucial para estabelecer parcerias e promover o turismo catarinense no mercado europeu. Os últimos três dias foram reservados para receber o público em geral, proporcionando uma oportunidade única de apresentar os encantos e atrativos de Santa Catarina aos potenciais futuros visitantes. Foi a primeira vez que uma comitiva tão diversificada representou o estado na BTL e que Santa Catarina se apresentou com uma marca promocional própria, demonstrando o compromisso com a internacionalização e o fortalecimento do turismo estadual.
A presença em Portugal também foi marcada por uma importante parceria entre o Estado de Santa Catarina, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), reforçando o engajamento do setor privado no desenvolvimento do turismo catarinense, seguindo as diretrizes do governador Jorginho Mello, e estabelecendo vínculos estratégicos com Portugal.
Reunião na Embaixada do Brasil em Portugal fortalece laços para o turismo catarinense
A importância da feira para os co-expositores
Para Cristiano Vieira, da Surfland, a participação na feira foi mais do que a possibilidade para abertura de acesso ao mercado Europeu, mas a demonstração de qualidade e diversidade turística do estado, fortalecendo o apelo do produto Surfland Brasil. “Estar presente junto a destinos e empresários que formaram uma comitiva forte, uma agenda técnica que abriu inúmeras possibilidades de negócios e aliada a uma atuação vibrante e profissional da Secretaria de Turismo, contribuiu para que todo mercado e os players que ali estavam representados olhassem de forma contundente para Santa Catarina e
Consequentemente para a Surfland Brasil”, afirma.
“Depois dessa participação organizada pela Setur, CNC e Fecomércio, tenho certeza que o turismo catarinense ficou ainda maior com essa imersão no mercado português, que é a porta de entrada do turista europeu no estado de Santa Catarina. Não temos como não enaltecer todo o trabalho feito pelo Governador Jorginho Mello e a Secretária Catiane Seif, que trouxe não só a Secretaria como também vários destinos do nosso estado para fazer uma imersão no turismo na BTL” falou Manfredo Zmazek Goede, presidente da Associação Visite Pomerode (AVIP).
Para Natália Latrechia, Diretora de Eventos da Rota da Amizade, a experiência de participar da BTL foi incrível, e de muito aprendizado e fortalecimento para a região da Rota da Amizade. “Trabalhamos muito, e estar na equipe de Santa Catarina nessa comitiva e ver o quanto o Estado está tratando todos os destinos igualmente, colocando todos no mesmo patamar, foi muito significativo. Senti que a região Oeste está na mesma posição que Florianópolis, Balneário Camboriú e Pomerode. Em relação ao contato com o público do exterior, vimos o quanto de oportunidades e quantas portas tem para serem abertas. O
Estado como um todo está trabalhando para fortalecer Santa Catarina a nível internacional e entrar na Europa faz parte desse processo”.
Representando o turismo religioso, a Irmã Helena Rosa da Silva, Diretora do Santuário de Madre Paulina, conta que a participação na BTL foi “uma bênção de Deus e, ao mesmo tempo, uma oportunidade para ver coisas diferentes, aprender coisas diferentes, conhecer pessoas diferentes e também fazer essa relação com outros estados, outros países e até mesmo dentro do nosso próprio estado”.
“Participar da BTL, que é uma das maiores feiras de turismo do mundo, é crucial para o nosso destino. Foi de extrema importância e relevância estarmos nessa comitiva do Estado de Santa Catarina, de termos sido convidados pela Secretaria de Turismo do Estado de Santa Catarina, porque vai facilitar ainda mais a colaboração, a intermediação, o trabalho com operadoras e empresas do trade turístico para permitir que cada vez mais europeus estejam em Florianópolis. Esperamos estar cada vez mais próximos à abertura da rota aérea direta para que possamos de fato receber e aumentar significativamente o fluxo de turistas
europeus para nossa região”, comentou Elaine Neves, representante do Destino Floripa & Região.
A comitiva contou ainda com parlamentares estaduais, entre eles, Estêner Soratto, Carlos Humberto, Ivan Naatz e o senador Jorge Seif.
“Estar nesta feira internacional BTL em Portugal foi extremamente importante, mostramos ao mundo o compromisso que temos com Santa Catarina em oferecer experiências memoráveis e enriquecedoras a todos os visitantes, a Fluss Haus Land junto com a Laje da Jagua que tem a maior onda do Brasil, intitulada Nazaré brasileira, representando a nossa região Turística Encantos do Sul. A troca de experiência e profissionalismo apresentado nestes dias de feira foi de grande valia para nosso parque temático de cultura alemã com muitas conexões fechadas. Este é apenas o começo de uma jornada que promete levar a nossa região turística Encantos do Sul de Santa Catarina para todo mundo”, destaca Leandro Kechinske Cardoso, CFO da Fluss Haus Land”.
Por fim, a líder da missão, a Secretária de Estado Adjunta do Turismo, Catiane Seif, ressaltou a importância desse momento para o planejamento das próximas ações da Setur/SC e para o turismo catarinense. “Estar na BTL 2024 com uma comitiva tão diversificada e representativa, além da parceria com a Fecomércio e o apoio da CNC, demonstra o amadurecimento das ações desenvolvidas pela Setur/SC e pela gestão do governador Jorginho Mello no incentivo à promoção e ao desenvolvimento do turismo em Santa Catarina. Mais do que uma nova marca promocional do turismo, trouxemos para Portugal e mostramos ao mundo as belezas naturais de Santa Catarina, sua riqueza cultural e a clara demonstração de que o trade turístico catarinense está alinhado com o Poder Público, num trabalho conjunto e coeso. Sem dúvidas, essa ação irá reverberar nas próximas ações da Setur e do Governo, inaugurando uma nova fase de profissionalização, organização e prosperidade no turismo de Santa Catarina, conclui Catiane Seif.