O legado de Sunset e a proteção da baleia-franca em Santa Catarina
Em homenagem à primeira baleia-franca resgatada em Laguna, Sunset, em 31 de julho de 2003, celebra-se nesta data o Dia da Baleia Franca. Assim, a comemoração foi instituída em 2018, quando o Ministério do Meio Ambiente aceitou a proposta do Instituto Australis. Essa data lembra o momento em que Sunset voltou a Santa Catarina após o resgate. Além disso, celebra também a temporada reprodutiva das baleias-franca no Brasil.
Em Santa Catarina, o turismo de observação de baleias, conhecido como whalewatching, acontece entre o inverno e a primavera, principalmente na Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca. Criada em 2000 por um Decreto Federal, com apoio internacional, essa área protege costões, dunas, lagoas e, principalmente, o ciclo reprodutivo das baleias-franca e seus filhotes. Em 2006, o IBAMA determinou que em algumas praias a observação fosse realizada apenas por terra, para garantir que os animais não fossem perturbados por atividades náuticas.
Durante a temporada de reprodução, de julho a novembro, é comum ver os mamíferos com frequência. Eles costumam realizar saltos e mergulhos profundos, impressionando quem os observa. A melhor época para essa experiência vai da segunda quinzena de agosto até a primeira quinzena de outubro. Cidades como Garopaba e Imbituba oferecem passeios especiais ao redor das rotas de migração, proporcionando uma experiência ainda mais marcante.
Quer saber mais e contribuir para a preservação das baleias-franca? Clique aqui.
Foto: Instituto Australis
Deixe um comentário