Mapa Nacional do Turismo: saiba mais sobre o programa que incentiva o desenvolvimento do turismo brasileiro
O turismo, em cada região do Brasil, destaca as características mais atraentes, enriquecendo a experiência dos visitantes, a cultura e a economia local, além de aumentar o reconhecimento das áreas. Assim, com o objetivo de expandir a visibilidade dos estados e municípios, o Ministério do Turismo instituiu, em 2013, o Mapa Nacional do Turismo.
Dessa maneira, estar no Mapa Nacional do Turismo facilita o monitoramento dos recursos públicos no setor e permite a avaliação da eficácia dos investimentos em turismo. Portanto, além de possibilitar acesso a recursos financeiros e programas de desenvolvimento, a inclusão no Mapa fortalece a estrutura turística local e melhora a gestão dos recursos destinados ao turismo.
Outra característica positiva do Mapa Nacional do Turismo é a visibilidade proporcionada aos locais cadastrados, pois aumenta a promoção sobre o município, a região ou o estado. Com o intuito de melhorar a qualidade dos serviços, o programa ainda oferece incentivo e desenvolvimento profissional voltados ao setor turístico.
Como fazer parte do Mapa Nacional do Turismo?
Inicialmente, os municípios devem contatar os responsáveis estaduais ou regionais pelo Programa de Regionalização do Turismo (PRT) para compreender como realizar o cadastro. Então, os interlocutores recebem orientações do Ministério do Turismo para planejar, implementar, acompanhar e avaliar as ações do PRT nos âmbitos estadual, regional e municipal.
Como o Mapa Nacional do Turismo Brasileiro define as áreas prioritárias para desenvolvimento de políticas públicas, os municípios são classificados em cinco categorias (A, B, C, D e E) com base em cinco variáveis:
- Quantidade de Estabelecimentos de Hospedagem;
- Quantidade de Empregos em Estabelecimentos de Hospedagem;
- Quantidade Estimada de Visitantes Domésticos ;
- Quantidade Estimada de Visitantes Internacionais;
- Arrecadação de Impostos Federais de Meios de Hospedagem.
Desse modo, se o município cumprir todos os pré-requisitos, o órgão estadual responsável faz uma pré-análise e envia os documentos para o Ministério do Turismo. Então, assim que aprovado, entra para o programa com vigência de um ano.
Não perca o prazo de atualização do Mapa do Turismo da sua cidade!
Deixe um comentário