Dia das Abelhas: guardiãs da polinização e da biodiversidade em Santa Catarina
O Dia das Abelhas, celebrado em 3 de outubro, instituído pelo Ministério do Meio Ambiente, visa conscientizar quanto à importância desses insetos para o nosso ecossistema. Além de produzirem o mel, alimento rico em propriedades nutritivas e terapêuticas, as abelhas também são as principais responsáveis por polinizar e, assim, garantir a polinização de cerca de 73% da flora mundial.
Em Santa Catarina, são 27 espécies de abelhas nativas sem ferrão, a cepa mais famosa, que, portanto, mantém o equilíbrio dos diversos tipos de ecossistemas do estado, desde a Mata Atlântica aos manguezais. Além disso, as abelhas catarinenses são responsáveis por produzir mais de 100 tipos de mel graças à variedade de plantas e tipos de solo do estado. Ainda, elas também são importantes para a produção de própolis, pólen e geleia real, por exemplo, itens essenciais para a farmácia, alimentação e cosméticos.
Já no âmbito nacional, são mais de 1.500 espécies que atuam diretamente na manutenção do meio ambiente. Assim, são responsáveis pela reprodução de 30% a 80% das espécies de plantas, dependendo do tipo de bioma.
Abelhas catarinenses: descubra o sabor do mel de melato de Bracatinga
Considerada uma Indicação Geográfica (IG) pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o mel de melato de Bracatinga é produzido numa área de 134 municípios, sendo que quase 80% são cidades catarinenses. Esse reconhecimento, aliás, foi concedido em 2021, tornando-se a quinta IG do estado de Santa Catarina e agregando valor e cultura ao produto.
O inseto chamado cochonilha produz o mel de melato de Bracatinga, liberando um líquido açucarado ao se alimentar da seiva da árvore bracatinga, nativa dos estados do sul e sudeste. Esse acontecimento só existe em áreas com altitudes acima de 700 metros no Planalto Sul Brasileiro, o que torna esse mel tão único nacional e internacionalmente. Por conta desse fator, o mel tem uma aparência mais escura e é menos doce se comparado a outros produtos obtidos do pólen de flores.
Outro grande diferencial do mel de melato de Bracatinga está em seus efeitos benéficos à saúde por conta da presença de compostos bioativos e potencial oxidante. Em outras palavras, os compostos contém substâncias que ajudam o corpo a funcionar melhor e protegem as células contra danos como, por exemplo, o envelhecimento.
Muitos apiários e propriedades rurais oferecem visitas guiadas em Santa Catarina. Assim, os visitantes podem aprender sobre o processo de produção do mel, degustar diferentes variedades e adquirir produtos derivados.
Primavera: época das abelhas
É durante a estação mais florida do ano que o trabalho das abelhas se intensifica para garantir a polinização da flora brasileira. Animais polinizam cerca de 87% das plantas com flores no mundo; além disso, as florestas tropicais, como as de Santa Catarina, dependem 94% dessa polinização natural do ecossistema.
As abelhas aproveitam a primavera, com o aumento das chuvas e as temperaturas mais elevadas, para impulsionar suas atividades de polinização. No estado, o impacto afeta diretamente na frutificação de macieiras, considerando que Santa Catarina é o maior produtor de maçã do Brasil.
As abelhas, por sua vez, aproveitam a primavera, com o aumento das chuvas e as temperaturas mais elevadas, para impulsionar suas atividades de polinização. No estado, o impacto afeta diretamente a frutificação de macieiras, considerando que Santa Catarina é o maior produtor de maçã do Brasil.
Aproveite a primavera catarinense e celebre o Dia Nacional das Abelhas em Santa Catarina!
Deixe um comentário