Secretaria de Estado do Turismo

Descanso, história e conforto: celebre o Dia do Idoso em Santa Catarina

Em 1990, a Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, em 1º de outubro. Posteriormente, em 2006, o Brasil adotou oficialmente essa data como o Dia Nacional do Idoso.

Nesse cenário, Santa Catarina se destaca como um destino ideal para a terceira idade, oferecendo infraestrutura e atrativos adaptados, como balneários, estâncias termais e roteiros culturais. Com isso, entre praias, águas termais, aventura e muita gastronomia, o estado proporciona um ambiente acolhedor e seguro para aqueles que buscam experiências que promovam qualidade de vida e celebra com alegria o Dia do Idoso!

A gastronomia catarinense é um grande atrativo para todas as idades. Além disso, o estado celebra sua rica cultura gastronômica durante todo o ano, com festivais, enoturismo, festas de colheita e eventos tradicionais. Dessa forma, os idosos podem desfrutar de uma experiência culinária diversificada, com pratos que refletem tanto a tradição pesqueira quanto às influências europeias, tornando cada refeição uma verdadeira celebração de sabores.

Celebre o Dia do Idoso com lazer e tranquilidade

Santa Catarina abriga diversas estâncias termais, distribuídas do norte ao sul do estado, ideais para quem procura descanso e relaxamento. Assim, além de proporcionar momentos de tranquilidade, as águas termais oferecem benefícios à saúde, como alívio de dores musculares, melhoria da circulação sanguínea e redução da pressão arterial. De fato, os minerais presentes nessas águas têm propriedades antioxidantes que ajudam na hidratação e cicatrização da pele, tornando a experiência ainda mais revitalizante.

Entre os destaques, está Santo Amaro da Imperatriz, considerada a segunda melhor água termal do mundo e a primeira da América do Sul. Conhecida como Rota das Termas, a cidade conta com diversos hotéis e também um parque aquático aberto ao público. O município de Gravatal, por sua vez, é conhecido como a “Disney dos Idosos”, oferecendo uma vasta programação de atividades voltadas para a melhor idade. Além disso, outro ponto alto é Piratuba, que abriga o maior polo de águas termais do estado, com temperaturas que chegam a 39º C. Assim, a cidade proporciona tranquilidade aos turistas, com opções que incluem jatos de água, massoterapia e hidroginástica, garantindo uma experiência relaxante e saudável.

Conexão com a natureza e conforto

A acessibilidade e o conforto são essenciais para uma viagem agradável, e Santa Catarina se destaca com resorts que atendem às necessidades de cada faixa etária. Esses estabelecimentos oferecem atividades ao ar livre, permitindo maior contato com a natureza, sem abrir mão da comodidade. Assim, os resorts catarinenses proporcionam experiências únicas e memoráveis aos turistas da melhor idade.

Abraçada pela natureza, Santa Catarina possui um litoral com praias de águas cristalinas e paisagens exuberantes, além de seguras e com postos de bombeiros para auxiliar o que for necessário. A serra catarinense também guarda grandes belezas e uma rica vegetação, e, com uma programação repleta de atividades. A exemplo da observação da Cascata Véu da Noiva ou um passeio pela Serra do Corvo Branco, para admirar os paredões colossais abertos na rocha para ligar a serra ao litoral.

Explore a história catarinense

Por outro lado, o estado possui uma diversidade cultural e histórica em sua formação. Um dos destaques para conhecer mais sobre a história de Santa Catarina é São Francisco do Sul . Com diversos centros, igrejas, ruas e museus que contam sua história, a cidade foi o primeiro local povoado do estado, em 1649, mas o município foi fundado apenas em 1847.

Outra opção é Laguna, cidade em que nasceu Anita Garibaldi. A casa da heroína faz parte do acervo histórico do município, que também possui muitos museus e edificações tombadas. Florianópolis também abriga muita história de Santa Catarina, principalmente no centro da cidade, onde estão diversos casarões e igrejas coloniais. Também, cidades como Blumenau e Treze Tílias, que conservam, respectivamente, as culturas alemã e austríaca em toda sua arquitetura e tradição.

Desfile Tirolerfest, em Treze Tílias

Com segurança e diversidade, Santa Catarina convida a todos a celebrar o Dia do Idoso em um estado da melhor idade!