Retrospectiva 2024: do litoral à serra, Santa Catarina brilha no cenário turístico
Com um avanço expressivo na promoção do estado, Santa Catarina encerra 2024 com resultados expressivos para o turismo, consolidando-se como um dos principais destinos nacionais e expandindo sua presença internacional. Reconhecido como a área melhor avaliada no estado, o turismo foi impulsionado pelas ações estratégicas da Secretaria de Estado do Turismo (Setur/SC), que investiu na ampliação de rotas aéreas, no fortalecimento de segmentos específicos e na promoção do estado em mercados-chave.
Expansão de rotas aéreas
Um dos grandes marcos do ano foi a ampliação das rotas aéreas internacionais. Pela primeira vez, Santa Catarina conta com uma conexão direta com a Europa, via Lisboa, e com a América do Norte, via Panamá. Além disso, o estado fortaleceu sua conexão com a América Latina, adicionando voos para destinos como Paraguai e Chile.
Assim, com o lançamento do voo Florianópolis-Lisboa, a Setur organizou uma press trip para jornalistas portugueses. Durante a visita, os profissionais puderam explorar as atrações de Santa Catarina, resultando em ampla cobertura midiática e promoção do estado no mercado português. Essa iniciativa reforçou o compromisso de atrair novos turistas e promover a internacionalização do destino.
As novas rotas e ações promocionais abriram portas para o fortalecimento de parcerias com o trade turístico internacional. Atração de investidores, conexões com empresários e ampliação de oportunidades para o turismo de negócios foram alguns dos resultados obtidos ao longo do ano.
Estação Inverno 2024
A campanha Estação Inverno, lançada em 2023, ganhou ainda mais força neste ano. Focada no Oeste catarinense, a ação incluiu a produção de conteúdos audiovisuais e campanhas com influenciadores digitais. Assim, ampliando a visibilidade do turismo de inverno no estado e destacando as paisagens e experiências únicas da região.
Com o sucesso da primeira, que destacou um dos grandes atrativos de Santa Catarina, o estado realizou mais uma temporada grandiosa na estação dominada por baixas temperaturas. Assim, aumentando o fluxo econômico e oferecendo suporte às diversas atrações que o estado possui. A Estação Inverno é um projeto para assumir o protagonismo da temporada em Santa Catarina, que acontece desde o litoral até o oeste do estado.
Participação em feiras estratégicas
Durante o ano todo, a Setur marcou presença em importantes feiras de turismo, reforçando a internacionalização e as vocações turísticas do estado. Pela primeira vez, Santa Catarina participou da BTL, em Portugal, o que impulsionou as negociações com a TAP Portugal para o voo direto Florianópolis-Lisboa.
Além disso, também participou da ExpoCatólica, em São Paulo, mostrando o estado como um destino de turismo religioso, com o diferencial atemporal, ajudando a diminuir a sazonalidade turística.
Em mais um ano, Santa Catarina esteve presente na exposição da Associação Brasileira de Agência de Viagens (ABAV), na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT) 2024 e no RoadShow Dream Santa Catarina. Assim, mostrando o esforço contínuo da Setur em promover o estado como um destino turístico de destaque.
Projeção para 2025
Com os avanços de 2024, Santa Catarina inicia 2025 com o compromisso de fortalecer ainda mais sua presença internacional e diversificar as experiências turísticas no estado. Dessa maneira, o trabalho contínuo entre o governo, o trade turístico e a iniciativa privada reforçam a posição do estado como referência em inovação e qualidade no turismo.
Deixe um comentário