Secretaria de Estado do Turismo

Santa Catarina terá ação com Policiais Militares Bilíngues para ajudar turistas internacionais

Braçadeiras para reforçar segurança turística

Santa Catarina é conhecida por, além das inúmeras praias e belezas naturais, ser considerada o estado mais seguro do país. Tal informação é reiterada pelo Ranking do anuário Cidades Mais Seguras do Brasil de 2024 e também pelo Ranking de Competitividade dos Estados 2024, nos quais a segurança de SC se realça. Esses destaques garantem que o estado catarinense se torne o destino perfeito para as férias, independente do período.

A grande novidade deste ano é que a Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catarina, em parceria com a Polícia Militar de Santa Catarina, realizará uma ação inédita para facilitar a identificação de policiais bilíngues em uma braçadeira. A medida busca facilitar o acesso aos oficiais de segurança por parte dos turistas estrangeiros.

Secretária de Turismo Catiane Seif ao lado do Governador Jorginho Mello para o lançamento das braçadeiras bilíngues em parceria com a PM. (Crédito: Eduardo Valente/SECOM)

SC reforça a segurança turística

Santa Catarina possui duas delegacias de Proteção ao Turista em Florianópolis. A medida reforça a segurança e torna a estação de verão ainda mais atrativa. Além disso, diversos municípios possuem Centros de Atendimento ao Turista (CATs) que podem auxiliar com dicas de atrações credenciadas e seguras.

Santa Catarina possui duas delegacias especializadas em proteção ao turista. Com duas unidades, uma localizada na Rodoviária Rita Maria, no centro de Florianópolis, e outra no Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz, no sul da ilha, a DPTur é responsável por fiscalizar os passageiros que chegam à capital e, ao mesmo tempo, auxiliar na manutenção da segurança turística. Além disso, o diferencial da DPTur é o auxílio em idioma estrangeiro. Consequentemente, isso facilita denúncias e ajuda turistas estrangeiros que enfrentam dificuldades no país.

Conheça os Centros de Atendimento ao Turista (CATs)

Localizados de forma estratégica, os CATs impulsionam o turismo local e garantem as orientações necessárias para aproveitar o destino com tranquilidade. Além disso, o CAT é responsável por divulgar os destinos turísticos, podendo dar sugestões de locais para visitação, roteiros turísticos e esclarecimento de dúvidas. Também é possível, ainda, ter acesso aos telefones de interesse que sejam parte do setor do turismo, como, por exemplo, hotéis, restaurantes, agências de turismo, entre outros.

Em geral, os centros estão localizados próximos aos aeroportos, rodoviárias ou centros. Ou seja, todos locais com grande fluxo de pessoas. O recomendado é procurar o CAT do seu destino de interesse para conferir as principais dicas.

Principais serviços de segurança

Delegacia de Proteção ao Turista

Disque denúncia: 181

Telefone WhatsApp: +55 (48) 3665-5726

Acesse também o Instagram oficial da DPTur.

Como registrar um boletim de ocorrência para turistas

Acesse o link com o passo a passo para registrar um Boletim de Ocorrência (BO) na 11ª Delegacia de Polícia da Capital, localizada no Aeroporto Internacional  de Florianópolis – Hercílio Luz. Para fazer um BO, é imprescindível que seja uma pessoa física ou representante de pessoa jurídica em posse de documentos pessoais, como o CPF ou RG, e informar um endereço residencial. O passo a passo deve ser: 1) comparecer à delegacia; 2) apresentar informações e documentos pessoais; 3) apresentar os fatos da ocorrência.

Viva um estado de segurança com a Setur!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *