Secretaria de Estado do Turismo

Dia de Santa Catarina de Alexandria: a padroeira que inspira fé e coragem no estado catarinense

Santa Catarina de Alexandria

No dia 25 de novembro, celebra-se o Dia de Santa Catarina de Alexandria, padroeira do estado de Santa Catarina. Catarina é símbolo de coragem e sabedoria, além de ser a protetora dos estudantes e filósofos. No estado, sua influência está presente na cultura, na arte e em igrejas dedicadas a ela. 

Santa Catarina de Alexandria nasceu em 287, em Alexandria, no Egito. Conhecida por sua beleza, inteligência e devoção, Catarina é uma das mártires mais célebres da história cristã, reverenciada como um dos catorze Santos Auxiliadores. Sua morte é marcada por tortura, fé e perseguição. De acordo com a tradição, o imperador Maximino Daia ficou encantado por sua beleza. Assim, rejeitado, ordenou a tortura da cristã por uma roda com pontas de ferro. Outra versão relata que Catarina, ao se recusar a renunciar à sua fé cristã, foi submetida à roda de espinhos e, posteriormente, decapitada. Esses eventos a transformaram em exemplo de perseverança, espiritualidade e coragem.

Como Santa Catarina de Alexandria tornou-se padroeira do Estado

A devoção a Santa Catarina chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses. Junto a eles, veio o italiano Sebastião Caboto, que nomeou a Ilha de Santa Catarina como Porto dos Patos. Anos mais tarde, o local, que se tornaria estado, apareceu no mapa-múndi com o nome de Santa Catarina. Há quem atribua essa denominação a Caboto, que teria homenageado sua esposa, Catarina Medrano, enquanto outros defendem que foi em honra à Santa Catarina de Alexandria. Independentemente da origem, ela tornou-se a padroeira principal do estado e co-padroeira da catedral de Florianópolis.

Para destacar sua importância, diversas cidades catarinenses realizam missas e procissões em sua homenagem. A capital, Florianópolis, é um exemplo, com uma programação especial dedicada à santa.

Além de suas praias e montanhas, Santa Catarina encanta também por suas igrejas históricas, festas tradicionais e santuários, que são destinos de fé e conexão espiritual.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *