Secretaria de Estado do Turismo

Dos céus de Garnerin às praias: explore o paraquedismo em SC

Paraquedismo no Brasil

O dia 22 de outubro de 1797 ficou marcado pela coragem de André-Jacques Garnerin, engenheiro francês, que decidiu saltar de um balão a 900 metros do chão. Para frear a queda, carregava apenas um montante de tecido que, posteriormente, se tornaria o paraquedas como o conhecemos na atualidade. Dessa forma, escolheu-se o dia de hoje para homenagear o paraquedismo e paraquedistas.

O primeiro paraquedas era muito semelhante a um guarda-chuvas gigante, visto que eram sete metros de diâmetro de tecido. Posteriormente, o projeto de Garnerin passou por aperfeiçoamentos até finalmente chegar ao equipamento que conhecemos hoje e tão estimado pelos amantes de adrenalina.

Mais de 200 anos separam o momento histórico vivido por Garnerin de 2024 e, no entanto, sua história continua viva e lembrada por todos os aventureiros que se arriscam a pular a mais de 8 mil pés do chão. O valor equivale a cerca de 2.500 metros. Em Santa Catarina, os saltos de paraquedas chegam a mais de três mil metros e são acompanhados de paisagens deslumbrantes à beira mar.

Voe alto em Santa Catarina: conheça os pontos de paraquedismo

Um dos principais destinos para paraquedistas no estado catarinense é Imbituba, no litoral sul, que, a depender da temporada do ano, pode incluir a observação de baleias francas. O município está incluído na rota de um dos maiores mamíferos do mundo e, entre julho e novembro, podem ser avistados pela costa.

Outro ponto de destaque é Tijucas, no litoral norte, com saltos que proporcionam uma vista espetacular da vegetação nativa contrastando com o azul do mar. Para quem busca uma experiência única, Balneário Camboriú oferece a oportunidade de pousar em uma de suas praias famosas.

Para uma experiência segura e inesquecível, recomenda-se escolher escolas de paraquedismo de confiança, que oferecem não apenas o salto, mas também toda a preparação necessária.

Explore a emoção dos céus e viva a aventura nas alturas em Santa Catarina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *