Secretaria de Estado do Turismo

Turismo em Santa Catarina arrecada R$376 milhões em ICMS em 2024 e tem alta em empregos

turismo Santa Catarina R$336

De acordo com dados do Almanach, o turismo em Santa Catarina arrecadou, entre janeiro e setembro de 2024, R$376 milhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Ainda, durante a data analisada, o turismo no estado catarinense alcançou 184 mil empregos e surgiram aproximadamente 18 mil novas empresas.

Também, segundo a pesquisa da ForwardKeys , Santa Catarina é um dos estados com mais destaque em relação ao aumento de operações de companhias internacionais, com +141%. Assim, uma das principais rotas a impulsionar esse crescimento foi a do Chile, que registrou um aumento de +243% após a expansão da quantidade de voos oferecidos pelas companhias.

Os dados da ForwardKeys também apontam uma perspectiva positiva em relação ao último trimestre de 2024. Com um crescimento de +72%, o estado catarinense se destaca como principal destino para chegadas internacionais para os três últimos meses do ano.

Segundo o Secretário do Turismo, Evandro Neiva, esse é um resultado de um trabalho integrado da gestão do Governo Jorginho Mello. “Estão sendo realizados investimentos nas rodovias, na ampliação da rede elétrica e na modernização dos aeroportos. Esses números apresentados reforçam que Santa Catarina é um destino turístico consolidado”, diz Neiva. O Secretário ainda ressalta que “Santa Catarina tem um grande potencial natural e é um destino atraente para todas as idades e épocas do ano. Também, se destaca pela segurança e pela chegada de novos turistas, tanto nacionais quanto internacionais”.

Esses números demonstram como o turismo de Santa Catarina continua impulsionando a economia, assim, trazendo oportunidades para milhares de pessoas.

Sobre o Almanach

O Almanach é um Sistema de Inteligência Turística, desenvolvido em 2020 pela Secretaria do Turismo de Santa Catarina. Ele organiza e apresenta dados sobre atividades turísticas, auxiliando gestores na tomada de decisões com base em informações atualizadas periodicamente. O objetivo é promover a transparência, qualidade e inovação no setor, sendo também parte da Rede Brasileira dos Observatórios do Turismo (RBOT).

Sobre a ForwardKeys

A ForwardKeys é uma companhia espanhola que trabalha com ciência de dados desde 2010. Assim, a empresa analisa o mercado aéreo global, fornecendo insights e inovações sobre destinos e informações detalhadas sobre itinerários de viagem dos passageiros, perfis avançados e padrões de comportamento e preferências em seus destinos.