Secretaria de Estado do Turismo

A tradição dos frutos do mar na 35º Marejada em Itajaí

Sardinha da Marejada

A Marejada, maior festa de pescado do Brasil, se inicia hoje, 3 de outubro, em Itajaí, em sua 35ª edição. Serão 18 dias de evento, com entrada gratuita, gastronomia focada em frutos do mar e mais de 100 atrações para toda a família. A festividade ficará aberta ao público até o dia 20 de outubro.

O evento celebra a cultura portuguesa e a tradição de Itajaí, sendo responsável por atrair turistas do Brasil inteiro. A fim de enaltecer a história e colonização do município, essa edição também contará com um restaurante tipicamente português com gastronomia açoriana. A Marejada também buscou relembrar suas origens com a decoração. Algumas mesas disponíveis no local serão em formato de barco para festejar a cultura barqueira.

Do mar à Marejada: conheça os destaques gastronômicos

A gastronomia da festa ganha reconhecimento nacional pelos diversos restaurantes, tanto no pavilhão externo quanto na área aberta, com pratos preparados por chefs especializados em frutos do mar. Além disso, é possível encontrar opções de comidas para todos os gostos e bolsos, que vão desde peixes e camarões a frango, bem como opções de cogumelos para vegetarianos.

O principal prato da Marejada é a tradicional sardinha na brasa, temperada com óleo, sal grosso e pimenta moída e assada na churrasqueira ainda congelada. Ademais, os cozinheiros utilizam essa técnica para realçar o sabor único do peixe. Por essa razão, a sardinha na brasa é o prato mais procurado no evento desde 1989.

Sustentabilidade na maior festa de pescado do país

O evento se destaca por ser o único de grande porte de Santa Catarina a não utilizar material plástico descartável. Essa política de sustentabilidade, aliada à divulgação sem impressão em papel, ao incentivo ao uso contínuo de copos e à correta destinação do óleo de cozinha nos preparos alimentícios, garante a preservação durante todos os dias de evento.

A festa é considerada, ainda, a primeira do Brasil a eliminar o plástico descartável e, por isso, conquistou um prêmio nacional de sustentabilidade do Ministério do Meio Ambiente. Além disso, a organização também fornece a distribuição de água gratuita e embalagens recicláveis para minimizar o impacto na produção de descartes.

Marejada: 35 edições de tradição e história

A primeira edição da Marejada ocorreu em 1987, com o nome “Festa Portuguesa e do Pescado”. Desde o início, os idealizadores acharam que o evento seria interessante para impulsionar o turismo gastronômico em Itajaí. Além disso, criaram um mascote chamado Marejão para caricaturar uma sardinha, prato típico da festa.

A Marejada passou por muitas mudanças em suas trinta e cinco edições. A primeira delas é que, por mais de duas décadas, os restaurantes funcionaram dentro de barquinhos para celebrar a cultura barqueira da cidade. Ainda, em 2012, a entrada no evento se tornou gratuita.

A Marejada integra o calendário de festas de outubro de Santa Catarina, assim como outros eventos com visibilidade nacional e até internacional, como a Oktoberfest de Blumenau, a Oktoberfest de Itapiranga, a Festa do Imigrante em Timbó, a Fenarreco em Brusque, a Kerbfest em Cunhã-Poranga, a Festa do Camarão em Porto Belo e a Tirolerfest em Treze Tílias. Venha viver um estado de festividades em Santa Catarina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *