Santa Catarina participa do Fórum CLIA Brasil 2024 e mostra protagonismo no turismo de cruzeiros
Foto: Mercado e Eventos
O 6º Fórum CLIA Brasil 2024 aconteceu nesta quarta-feira, 28 de agosto, em Brasília . O evento reuniu autoridades e nomes do trade e do mercado de cruzeiros. O objetivo foi debater e compartilhar tendências e desafios do setor.
Nesta edição, a CLIA trabalhou com a temática da “Competitividade do Brasil no Setor de Cruzeiros: Ações Necessárias e Caminhos Trilhados”. Como o setor de cruzeiros tem grande importância para o desenvolvimento de Santa Catarina, principalmente no turismo e na economia, o Secretário do Turismo, Evandro Neiva, esteve presente e contou sobre os planos de crescimento para o futuro dos cruzeiros no estado.
Um dos destaques de Santa Catarina é o número recorde de paradas de cruzeiro que acontecerá no verão de 2024/2025. No último ano, o estado recebeu a maior temporada de embarcações, o que mostra a importância de investimentos nesse setor. “Desde o início, esse já era um dos pontos que gostaríamos de focar, pois Santa Catarina tem um potencial enorme no que diz respeito aos cruzeiros. Esse aumento é resultado do trabalho que temos realizado em conjunto com as marinas para fortalecer o verão catarinense”, diz o Secretário do Turismo.
Segundo Neiva, Santa Catarina está vivendo o melhor momento do turismo, sendo um dos estados que mais cresce, em relação aos transatlânticos, em volume de rotas e ofertas de leitos ofertados. “Participar do Fórum CLIA Brasil é sempre muito importante, principalmente pelos congressos e reuniões, como, por exemplo, com a CLIA e com a MSC Cruzeiros. Assim, permitindo uma maior promoção dos portos catarinenses e das atrações turísticas que temos a oferecer”, completa.
Novos projetos e expansão do turismo náutico
Já em relação aos projetos, Neiva enfatizou a construção de novos píeres em cidades que possuem estrutura para receber embarcações, como São Francisco do Sul, Itapema, Penha, Piçarras e Florianópolis. “Já temos três portos consolidados, Balneário Camboriú, Itajaí e Porto Belo. Também, sabemos do potencial de Santa Catarina e queremos expandir a quantidade de destinos transatlânticos no estado. Mas, para isso, é necessário compreender custos de operação, infraestrutura de cada município, além da qualidade turística que eles têm a oferecer”, conta Evandro. O Secretário acrescentou que Penha será a primeira a estrear o píer, ainda com algumas adequações finais, com uma parada teste no verão deste ano. São Francisco do Sul receberá seis embarcações menores, e também está com investimentos para que, futuramente, possa receber transatlânticos. “Santa Catarina pode se tornar o estado com maior número de rotas e destinos do transatlânticos”, finalizou Neiva.
Deixe um comentário