84ª Festa das Flores em Joinville: tradição, cores e encanto em Santa Catarina
Começa hoje, 12 de novembro, às 9h da manhã, a Festa das Flores em Joinville. Com programação diversificada para atender todas as idades, o evento irá se estender até o dia 17 deste mês no Expoville. Esta é a festa mais antiga do segmento no Brasil.
Em 2024, a festa chega a sua 84ª edição com concurso de orquídeas, mercado de plantas, feira multissetorial, oficinas de cultivo, concurso de jardins e atrações de entretenimento. O site da Festa disponibiliza a programação, e o ingresso está à venda online. O pavilhão estará aberto aos visitantes das 9h às 21h todos dias, com exceção do último dia que terminará às 20h.
São mais de cem mil turistas que passam pelo Expoville, vindos de todos os cantos do país e também do exterior. A Festa das Flores recebeu, por meio da Lei Estadual 14.697/2009, o reconhecimento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Santa Catarina. Além disso, a festa também é considerada a Festa Oficial do Município de Joinville, de acordo com a Lei Municipal 6.728/2010.
A Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (AJAO) realiza a Festa das Flores, com apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).
Conheça a história da Festa das Flores
Já é tradição, há oito décadas, o mês de novembro florescer e colorir a visão de todos que passam por Joinville. A história começou em 1936, com a Exposição de Flores e Arte Domiciliar (EFA) criada por apaixonados por orquídeas nativas. O principal objetivo da festa, na época, era promover o cultivo e reforçar o encanto pelas flores.
Não demorou muito para que a exposição logo tomasse gosto pelo público e aumentasse para se tornar a Festa das Flores. Em toda a história, apenas nos anos de 1942 e 1943 que não houveram edições por conta da 2ª Guerra Mundial.
Viva um estado florido em Santa Catarina!
Deixe um comentário