Secretaria de Estado do Turismo

37ª Fenarreco: tradição e celebração dos 200 anos de imigração alemã

Foto Fenarreco Desfile

A maior festa de Brusque se inicia hoje, 10, sendo uma das festividades de outubro mais conhecidas de Santa Catarina: a Fenarreco. Em sua trigésima sétima edição, o evento também marcará os 200 anos de imigração alemã no município e se estenderá até o dia 20 de outubro.

A cerimônia de abertura será às 20h do dia 10 de outubro, no Centro de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof, com a sangria do primeiro barril de chopp para oficializar o primeiro dos onze dias de evento. O desfile de rua, comumente realizado no início da festa, agora ocorrerá no sábado, dia 12, a partir das 17h, devido às condições climáticas. Durante os demais dias, os portões estarão abertos a partir das 11h, para almoço, e a festança segue até a madrugada.

O Secretário de Turismo da Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catarina (Setur/SC), Evandro Neiva, estará presente na solenidade de abertura e reforça que “Brusque se destaca pela sua gastronomia, pelos seus sabores e por receber bem, tanto os catarinenses quanto os turistas que circulam nesse período em busca dessas festas e dessas experiências imersivas na cultura europeia e que Santa Catarina tem no seu DNA”.

O principal destaque gastronômico é o marreco recheado com repolho roxo. Porém haverá outros pratos disponíveis como o eisbein (joelho de porco), as salsichas especiais e o marreco crispy (tiras empanadas peito de marreco).

A programação da 37ª Fenarreco

Todos os dias, os visitantes poderão se divertir com brincadeiras tradicionais da festa, como o chope em metro, a corrida do tamanco, a serra-serrador e a corrida do saco. Além disso, serão mais de 30 atrações musicais a se apresentar nos onze dias de festa. Ainda, a dança, a tradição e a cultura germânica garantem a celebração dos 200 anos de imigração alemã.

Outro destaque da programação é a escolha da Realeza Mirim, no dia 16 de outubro, e a Realiza Adulta, no dia 20, no encerramento da festa. A grande novidade desta edição é a realização da Fenarreco da Melhor Idade no dia 15 de outubro.

A tradição da Fenarreco

Em 1985, criaram a Festa Nacional do Marreco para complementar a Oktoberfest de Blumenau, considerando que os municípios ficam a 40 quilômetros de distância. Além disso, a Fenarreco tinha como foco principal divulgar pratos típicos da cozinha alemã, uma vez que a cultura germânica é bem forte na região.

O marreco recheado, prato-chefe do evento, originalmente usava ganso no continente europeu. Para se adaptar aos ingredientes locais, passaram a preparar o prato com marreco, temperando-o com elementos naturais da região do Vale Europeu. Dessa forma, tornou-se uma referência gastronômica aos curiosos e visitantes.

Outubro de festa em Santa Catarina

Além da Fenarreco, em Brusque, outras festividades estão acontecendo de leste a oeste do estado. Por exemplo, a Oktoberfest de Itapiranga, primeira Oktoberfest do país, ou a Oktoberfest de Blumenau, a maior festa do tipo fora da Alemanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *